O mito da consultoria para empresas que estão mal das pernas
Um dos principais mitos diz que somente as empresas
com a área financeira prejudicada contratam consultorias
O Brasil é um país com um grande número de empreendedores e, exatamente por este motivo, é necessário que alguns mitos corporativos sejam esclarecidos para não induzir o empreendedor iniciante ou um empresário sem experiência ao erro. Um dos principais mitos diz que somente as empresas com a área financeira prejudicada contratam consultorias. No entanto, se a empresa está mal das pernas deveria ter procurado a consultoria empresarial antes.
O principal motivo que leva uma organização a buscar este tipo de serviço é, sobretudo, o ganho de eficiência em sua atividade. De maneira menos abrangente, podemos dizer
que o intuito é aumentar as vendas e a lucratividade, reduzir custos e aperfeiçoar os processos. Além disso, também é recomendada em casos de expansão, quando uma nova unidade é aberta ou na elaboração de um novo plano estratégico. Ou seja, esse serviço é contratado por aquelas que têm mais visão de mercado e querem crescer, não pelas que estão falindo.
Além do mais, essas empresas estão assim
exatamente por não terem recorrido à consultoria. Muitos têm preconceito e
entendem esse serviço como despesa e não como investimento. Hoje, a maioria dos
que passaram por uma consultoria estão bem financeiramente e 90% deles já
estavam quando procuraram orientação. Isso mostra que o empresário que procura
o serviço é justamente aquele que tem mais visão de mercado e consegue tocar
minimamente seu negócio.
Uma dúvida comum é saber identificar qual o
momento ideal para uma consultoria. A estagnação é o indicativo principal, ou
seja, quando a empresa deixou de crescer ou tem seu faturamento aumentado de
maneira insignificante. O trabalho do consultor ou da equipe de consultores
depende da disponibilidade do cliente e do seu objetivo, mas geralmente pode
variar entre três e seis meses.
O período é diferente porque cada um dos
casos é analisado de forma individual, levando em consideração as
particularidades do negócio. Não existe uma ação padrão que resolva os
problemas de todas as empresas da mesma maneira. A área de atuação da
consultoria também é fator determinante no tempo de trabalho. Isso porque ela
pode ser realizada em apenas um dos setores. Obviamente que uma consultoria
completa, que vai desde o planejamento estratégico até a estrutura dos
processos de operação, é muito mais eficaz. Contudo, é totalmente possível
realizar o serviço por etapas.
Talvez a fase mais difícil para consolidar as
mudanças planejadas seja a que depende do engajamento dos colaboradores. Por
isso, é necessário que o empresário seja transparente com os gestores e
apresente o consultor como alguém que veio propor melhorias para o crescimento,
e não como uma pessoa que irá propor corte de empregos. Afinal, se as mudanças
acontecerem e a empresa crescer, ela vai precisar de mais e não menos funcionários.
Para finalizar, é importante ressaltar que
não se pode sentir vergonha de procurar ajuda. Se a empresa realmente estiver
mal das pernas, o consultor atuará como um médico, fazendo com que ela se
recupere e volte a andar sozinha. Caso ela esteja bem, o profissional agirá
como um treinador de maratonista, fazendo com que a instituição corra mais
rápido e conquiste posição de destaque no pódio.
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