Medida Provisória nº 627 - Alteração nas regras de tributação do investimento estrangeiro de pessoa física

Medida Provisória nº 627 - Alteração nas regras de tributação do investimento estrangeiro de pessoa física 

Foi publicada em 12/11/2013 a Medida Provisória nº 627 ("MP 627"), que, em seu artigo 89, alterou a regra da tributação de pessoa física sobre certos lucros auferidos no exterior.

A nova regra, vigente a partir de 1º de janeiro de 2015, muda o momento da disponibilização e tributação, no Brasil, dos lucros auferidos no exterior pela pessoa física por intermédio de empresas controladas, pelo regime de carnê-leão, como outras rendas tributáveis à alíquota máxima de 27,5%.

A nova regra será aplicável quando uma das seguintes hipóteses ocorrer:

a. a sociedade controlada estiver localizada em país ou dependência com tributação favorecida ou for beneficiária de regime fiscal privilegiado (conforme listados na Instrução Normativa da RFB 1,037/10);

b. a sociedade estiver sujeita a regime de subtributação, isto é, estiver sujeita a uma alíquota nominal de tributação inferior a 20%;

c. se a pessoa física residente no Brasil não possuir os documentos de constituição da sociedade estrangeira e devidas alterações, registrados nos órgãos competentes, de domínio público, e que identifiquem os demais sócios.

Nessa hipótese, o lucro da controlada estrangeira será tributável no Brasil no mês equivalente à data do balanço no qual tiver sido apurado pela empresa estrangeira.

A MP 627 também prevê a aplicação da nova regra de tributação para as pessoas físicas que detenham em conjunto com pessoas vinculadas, localizadas no Brasil ou no exterior, mais de 50% do capital votante de uma sociedade no exterior.


A nova Medida Provisória não muda o regime tributário aplicável aos ativos financeiros detidos pela pessoa física no exterior, que continuam sendo objeto de tributação no momento da liquidação, resgate, cessão ou recebimento de rendimentos, como ganho de capital, a 15%. A nova regra também não altera a forma de tributação de fundos brasileiros que investem em fundos estrangeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos Múltiplos de EBTIDA e RECEITA - Tecnologia

Mercado brasileiro de aplicativos e sites tem onda de compras e fusões

Analise dos múltiplos de Receita e EBITDA de empresas do setor de Tecnologia