O Múltiplo do EBITDA é um bom indicador?







Tenho ouvido muitos empresários empolgados com o quanto imaginam que suas empresas podem valer. Todos fazem a conta simples de multiplicar o EBITDA pelo “numero mágico”.


Na média esse numero mágico é 8, já foi 10, e também já foi 12.

Alguns esbravejam e dizem; minha empresa vale 12x. Outros dizem vale 10, e justificam; tem a empresa de um amigo meu do mesmo setor foi vendida por 10x.


Será que vale mesmo? Será o múltiplo de EBITDA um bom indicador ?

EBITDA - significa Earnings Before Interest Tax Depreciação and Amortization, traduzindo é o lucro antes de descontar os juros, impostos, depreciações e amortizações.

O EBITDA é utilizado como o parâmetro multiplicador, pois representa o quanto a empresa gera de resultado operacional.

Mas será que é tão simples assim? 

Isso quer dizer que duas empresas do mesmo setor, com o mesmo EBITDA têm o mesmo valor? É só pegar o EBITDA e multiplicar pelo numero mágico?


Sim, teoricamente sim, se ambas tem capacidade de gerar, por exemplo 10% de EBITDA, deveriam ter o mesmo valor de multiplicador, o problema é que existem muito outros fatores a serem considerados que vão impactar no valor final da empresa, por exemplo:

1. Nível de endividamento.
2. Em qual país a empresa está. (Risco país)
3. Quantidade de estoques.
4. Valor dos ativos fixos.
5. Concentração de vendas.
6. Qualidade dos clientes.
7. Força da marca.
8. Contingencias.
9. Mix de produtos e margem por produto.
10. Tendências de mercado para os produtos da empresa.
11. Qualidade do corpo diretivo e gerencial.
12. Etc, etc, etc.


Uma pesquisa do 2º trimestre de 2013 sobre o valor médio das empresas americanas em múltiplos de EBITDA mostrava que as empresas de um determinado setor, valiam 12 vezes seu EBITDA. 

O problema é que quando se analisa o detalhe da lista das empresas daquele setor, encontra-se empresas que valem 3 vezes o EBITDA e empresas que valem 64 vezes o EBITDA. Média é média...

Por isso o Múltiplo de EBTIDA, serve apenas como parâmetro de comparação.

O método mais usado para o calculo do valor da empresa é o Fluxo de Caixa Descontado

Simplificando bastante, no calculo do FCD faz-se a projeção dos resultados da empresa para os próximos 5 a 10 anos, apura-se quanto esse resultado vai gerar de caixa, desconta-se os investimentos futuros necessários e o capital de giro e então aplica-se a taxa de desconto. 

Simples, né? Não é bem assim, na definição da taxa de desconto existem vários fatores a serem considerados, inclusive uma taxa de risco do negócio. Alem disso todos os fatores que mencionei acima também devem ser considerados no calculo do FCD.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos Múltiplos de EBTIDA e RECEITA - Tecnologia

Analise dos múltiplos de Receita e EBITDA de empresas do setor de Tecnologia

Pismo recebe aporte da Redpoint