Data center: menos impostos



Data center: menos impostos

Maurício Renner // segunda, 17/03/2014 13:53
A futura desoneração dos data centers no Brasil será condicionada a investimentos em P&D por parte das empresas.

Governo quer baratear data center. Foto: flickr.com/photos/small_realm
    De acordo com o Projeto de Lei 6.304/13, do deputado João Arruda (PMDB-PR), que conta com apoio do governo, para se beneficiar as empresas deverão investir anualmente, no mínimo, 2,5% do seu faturamento bruto no mercado interno em atividades de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Desde total, pouco menos da metade deverá ser aplicado mediante convênio com centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia ou pelo Ministério da Educação.
Em troca, o governo concede alíquota zero do PIS/Pasep e da Cofins, além do IPI incidente na importação e do Imposto de Importação, para a compra ou importação de máquinas, equipamentos, softwares e insumos destinados à instalação e manutenção de data centers no Brasil. 
De acordo com o texto, um ato do executivo irá relacionar os bens ou insumos alcançados pelas reduções dessas alíquotas.
“Com as medidas, pretendemos acelerar o avanço tecnológico da nação, além de incrementar a produtividade da indústria nacional e incentivar a difusão de informação e tecnologia para toda a sociedade”, afirma o autor. 
A desoneração faz parte do esforço do governo por fazer mais palatável às multinacionais de TI a exigência prevista na proposta que cria o Marco Civil da Internet (PL 2.126/11) tornando obrigatória a hospedagem de dados de brasileiros em centros de dados dentro do país.
Há mais medidas em discussão. O diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, disse durante evento da Brasscom em outubro do ano passado que existiam estudos em andamento em Brasília para reduzir tributos de água, energia elétrica e de mão de obra nos projetos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos Múltiplos de EBTIDA e RECEITA - Tecnologia

Analise dos múltiplos de Receita e EBITDA de empresas do setor de Tecnologia

Mercado brasileiro de aplicativos e sites tem onda de compras e fusões