Akurat compara performance das empresas de TI do Brasil com o resto do mundo
A Akurat Consultoria comparou os
resultados de 20 empresas nacionais do Setor de TI com outras 20 empresas do
mesmo setor de outros países.
Foi analisado um banco de dados com o resultado de 2.200 empresas de TI no mundo. Nesse banco de dados só aparecem 3 empresas brasileiras, que são as listadas na BOVESPA (TOTVS, LINX e SENIOR SOLUTIONS).
O
comparativo incluiu somente 20 empresas nacionais, devido à dificuldade em se obter
os dados financeiros das empresas nacionais, principalmente do Setor de TI,
onde se tem poucas empresas na bolsa de valores, comenta Klaus Ehmke.
Como
o objetivo principal do estudo foi comparar
o percentual de EBITDA e do Lucro Líquido das empresas, fiz uma conversão simples dos resultados das empresas estrangeiras, usando uma taxa de dólar de R$ 2,30.
o percentual de EBITDA e do Lucro Líquido das empresas, fiz uma conversão simples dos resultados das empresas estrangeiras, usando uma taxa de dólar de R$ 2,30.
O comparativo completo incluiu as seguintes empresas brasileiras:
ALGAR TECH, ALOG, ASCENTY DATA CENTERS, ATENTO
BRASIL, BEMATECH, BRQ, CAST INFORMATICA, CONTAX, CPM
BRAXIS CAPGEMINI, CSC COMPUTER, GRUPO MTEL, INDRA
BRASIL, LINX, LOCAWEB, QUALITY SOFTWARE, SENIOR
SOLUTIONS, STEFANINI CONS, TELEPERFORMANCE
CRM, TIVIT, TOTVS.
Especificamente no segmento de empresas de Integração/Outsourcing, chamado nos EUA de Computer Services, as empresas brasileiras em 2013, tem uma média de EBITDA de 3,5%, contra 26,5% na Índia, 17,1% nos EUA e 16,9% no resto do mundo.
Qual
a razão para as empresas de TI brasileiras apresentarem resultados tão abaixo
da média mundial?
Existem várias razões, e as mais mencionadas pelos empresários brasileiros são as razões clássicas, que servem e são usadas não só no mercado de TI como também em vários outros setores da economia:
1. Alto custo dos encargos trabalhista.
2. Impostos elevados.
3. Baixa produtividade.
Serão mesmo esses fatores, os principais responsáveis? Na minha opinião não, pois são fatores que afetam
igualmente a todas as empresas.
O principal fator que impacta negativamente todas
as empresas do Setor é a competição predatória desse mercado no Brasil, comenta Klaus Ehmke.
Tenho trabalhado por mais de 20 anos em empresas Multinacionais
e Nacionais do Setor de TI e a cada concorrência por um
novo cliente, percebe-se como cresce o canibalismo no setor.
Esse canibalismo, estabelece patamares de preços
cada vez mais baixos e impossíveis de gerar margem para qualquer empresa.
A
disputa no setor é acirrada e frequentemente vemos empresas praticando margens
baixas e muitas vezes negativas com o único objetivo de ganhar mercado.
Já participei de vários RFP’s/Concorrências em
que o vencedor pratica preços que obviamente são impossíveis de gerar margem positiva para qualquer empresa.
Muitas vezes as empresas apostam que vão ganhar o
contrato com uma margem baixa ou mesmo negativa, para entrar no cliente e
durante o projeto vão conseguir melhorar a margem. Na verdade, na maioria das
vezes não conseguem e ainda fica pior.
Alguns anos atrás tivemos a entrada das empresas
Indianas no mercado nacional. O mercado consumidor de TI esperava preços baixos
e as empresas Indianas esperavam que poderiam entregar aqui com os mesmos
níveis de custos praticados na Índia. O resultado foi uma baixa significativa no
patamar de preços do mercado e menos margem para todos, inclusive para as
empresas Indianas, que tem acumulado prejuízos no país.
O Mercado de TI é um mercado que precisa de escala,
a maioria dos projetos de desenvolvimento de sistemas acabam com margens muito
menores do que as margens estimadas, devido a
erros na precificação, baixa produtividade ou simplesmente porque a empresa apostou
que poderia aumentar a margem durante a execução do projeto, e na pratica,
acontece o inverso.
As
empresas que tem grande escala ainda conseguem compensar os projetos
deficitários com os mais lucrativos e terminam como uma Margem Bruta média positiva (baixa mais positiva), mas as empresas de pequeno e médio porte sofrem
muito com os projetos deficitários, que não conseguem se recuperar ao longo do
tempo.
Ano a ano os clientes pressionam para redução dos
preços. Os reajustes anuais dos contratos muitas vezes mal cobrem
o dissídio aplicado aos salários, e como resultado, você
tem empresas mal remuneradas, com baixas margens e clientes insatisfeitos com
serviços mal executados devido a necessidade constante de redução de custos.
Poderia
me estender muito nesse assunto, listando fatores que impactam negativamente as
margens das empresas brasileiras de TI, mas o objetivo principal é levantar a
bandeira de que é preciso uma união dos empresários do Setor de TI para
acabar com essa pratica de preços autodestrutivos no mercado de TI brasileiro.
Se não houver um reequilíbrio nesse mercado muitas
empresas tradicionais não vão suportar os resultados ruins e serão
vendidas por preços muito abaixo de seu valor real ou acabarão por desaparecer
do mercado.
- Os dados utilizados no estudo foram obtidos dos balanços publicados no DOU ou outro veiculo publico no caso das empresas brasileiras e, no caso das estrangeiras dados do SEC e outras fontes publicas)
Caso queira receber a tabela completa
com o resultado das empresas analisadas solicite para: akurat@akurat.com.br
Autor:
Klaus Ehmke
Sócio Diretor da Akurat Consultoria e
Membro do Conselho da Globalweb Outsourcing
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