Analise da Performance das Empresas de TI no Brasil






Analise da Performance das Empresas de TI no Brasil

por: Klaus Ehmke - Agosto/2015


A Akurat Consultoria, analisou a performance de 21 empresas brasileiras de TI que publicaram seus balanços nos últimos 3 anos.
As empresas foram agrupadas de acordo com os seus principais setores de atuação sendo eles, Call Center, Data Center, Distribuição, Integrador e Software.

As 21 empresas analisadas geraram uma receita média anual nos últimos 3 anos de R$ 16,8 bilhões, com um crescimento médio anual de 2012 a 2014 de 15,3% (CAGR) . Descontando o IPCA do período, representa um crescimento real (liquido do IPCA) de 2,62% em 2 anos.

O setor que mais cresceu foi o de Data Centers, com um crescimento médio anual de 22,1% (CAGR), seguido pelo setor de Software com 14,5%.

As empresas analisadas geraram um Lucro Líquido médio de 2,96% da Receita Liquida. O setor mais rentável foi o setor de Software, com um lucro líquido médio de 14,5%. O setor de Call Centers teve um lucro líquido médio de 3,38% e o setor de Integradores de -1,4%.

As Despesas Financeiras de 2014 atingiram o montante de R$ 455 milhões. Um aumento de 4,6% em relação a 2013, mas um aumento de 61% em relação a 2012.

Klaus Ehmke comenta que as empresas que mais sofreram com o aumento das despesas financeiras foram as empresas de Data Center, onde o endividamento é decorrente de novos investimentos e as Integradoras, que sofreram com o aumento das despesas financeiras para financiamento de capital de giro em função da perda de rentabilidade no período.

O quadro a seguir demonstra a evolução da receita das empresas por setor.



A Akurat Consultoria assessora pequenas e médias empresas em processos de Fusão e Aquisição, Due Diligence, Auditoria e Consultoria Financeira, e é especializada em empresas do setor de Tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos Múltiplos de EBTIDA e RECEITA - Tecnologia

Analise dos múltiplos de Receita e EBITDA de empresas do setor de Tecnologia

Pismo recebe aporte da Redpoint