Você está pagando imposto demais?

Talvez esteja no sistema tributário errado.




Todos concordam e reclamam que a carga tributária no Brasil é muito elevada, mas imagine pagar Imposto além do que é exigido pela lei, só porque não avaliou bem qual o melhor sistema de tributação a adotar. Triste né.

Já me deparei com vários casos de clientes pagando valores de Imposto de Renda e Contribuição Social, muito acima do que poderiam estar pagando, e até casos de empresas com prejuízos pagando altos valores de Imposto de Renda e Contribuição Social.

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo, e além da diversidade de impostos e alíquotas ainda oferece diferentes formas de tributação.

Anualmente o empresário pode optar entre os seguintes regimes de tributação: (Considerando as regras de aplicação de cada sistema)

1.      Simples Nacional
2.      Lucro Presumido
3.      Lucro Real

Muitos empresários, orientados ou não por seus contadores fazem a opção de tributação pelo Simples Nacional, ou pelo Lucro Presumido, pela praticidade do sistema.

Mas, uma decisão que pode resultar em pagamento de 34% do seu lucro não pode ser tomada em função do sistema ser mais prático e fácil de apurar ou não.

Essa decisão tem que ser tomada visando a maior economia possível de impostos.

Depois que a opção é feita, quando do primeiro recolhimento no exercício social, não é mais possível alterar a opção de tributação, você terá que esperar o próximo ano.

Avaliar a melhor forma de tributação não é tão simples, requer um orçamento dos resultados e cálculos que envolvem não só a tributação do Imposto de Renda e Contribuição Social, mas também dos outros impostos como PIS, COFINS, ISS e outros.

Nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção. Depende de quanto é a folha de pagamento mensal, do ramo de atividade, etc.

Dá um pouco de trabalho sim, mas, com certeza uma boa análise pode resultar em valores significativos de economia de impostos, no próximo ano.

A Akurat Consultoria, tem profissionais especializados que podem assessora-lo a escolher a melhor forma de tributação para  sua empresa. Fale conosco.


Akurat Consultoria Empresarial

Klaus Ehmke
Klaus@akurat.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos Múltiplos de EBTIDA e RECEITA - Tecnologia

Analise dos múltiplos de Receita e EBITDA de empresas do setor de Tecnologia

Pismo recebe aporte da Redpoint